quinta-feira, 29 de julho de 2010

Folclore


''A rica tradição de contar histórias da Irlanda abarca a herança folclórica, cheia de mitos e superstições. Algumas histórias estão em forma escrita desde o século 8º, mas a maioria se originou há mais de 2 mil anos e foi transmitida oralmente pelos druidas.


Como a própria língua gaélica, muitas das lendas irlandesas têm vínculos com as antigas raças celtas que ocupavam a Europa. Além dos feitos heróicos e dos audazes guerreiros mitológicos, o folclore irlandês também é rico em contos de fadas, duendes e outros seres sobrenaturais.

Finn Mccool Comes to Aid the Fianna


Fadas, duendes e bruxas

A existência de espíritos, e principalmente de ''duendes'', é muito presente no folclore irlandês.

Séculos atrás, acreditava-se que as fadas viviam sob montes de terra, ou fairy raths, e que tocar numa destas pequenas figuras daria azar.
O duende mais famoso é o leprechaun. Diz a lenda que, se você pega um, ele o levará a um pote de ouro, mas se você tirar os olhos dele ele desaparecerá no ar.

A Banshee era um espírito feminino cuja presença lamuriosa do lado de fora de uma casa indicaria a morte iminente de alguma pessoa dentro dela.''


Fonte: Guia Visual - Folha de S.Paulo - Irlanda

Introdução à Irlanda - página 26.

6 comentários:

  1. Legal! Estou fazendo uma pesquisa sobre o folclore irlandês e isso me ajudou, vc teria mais informações sobre esse tema? Se tiver, ficaria grato em contatar-me pelo email (msn):

    hudsonpadua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que pude te ajudar :)
    já te add no msn, para entrar em contato :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito me ajudou na pesquisa que estou fazendo!!!
    o folclore irlandes nao pe mto facil de acha.
    teria como vc me indicar alguns sites sobre o assunto?
    meu msn :
    vinicimbunitim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que bom!
    posso indicar sites e livros bons :)
    já te adicionei no msn

    olha alguns sites legais:
    (pesquise também por mitologia gaélica, que você acha)
    http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=L%EDngua_Ga%E9lica
    http://www.templodoconhecimento.com/wordpress/?p=62
    http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/halloween.htm

    ResponderExcluir
  5. Só uma curiosidade:
    Um mito que foi criado em torno da raça celta, é que as suas gentes são pessoas de cabelos loiros e olhos azuis, mas é tão desajustado quase como dizer que os mouros são vikings.
    Ver as referências científicas postadas aqui, na parte da Demografia:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Celtas

    Ao que parece e segundo testes genéticos recentes são originários da Ibéria, uma região fortemente dominada pelo tronco racial mediterrânico. A confusão de Celtas com Vikings, está relacionada com a mistura racial da Europa Central e Ilhas Britânicas, mas não está relacionada a verdadeira origem Celta.
    Açiás é bastante fácil distinguir os principais grupos raciais ibéricos dos grupos raciais anglo-saxónicos.

    ResponderExcluir
  6. se puder me add no dicionario eu tb gostaria por favor meu msn é lontra_18@hotmail.com faço historia e vou pesquisar sobbre como a cultura celtica influenciou e ainda influencia o folclore irlandes !

    ResponderExcluir