domingo, 29 de agosto de 2010

Cúchulainn

*Cúchulainn NÃO é xingamento!(é que tem gente que acha que é... por exemplo, esses dias falei para minha amiga sobre ele, e não é que ela fala para o menino que está perto da gente: ''Ô seu cuchulainn!!''... nada a ver isso... então, vou explicar quem é ele!)

CUCHULAINN é o maior herói da mitologia irlandesa. Você já leu ''A Ilíada''? ele é o Aquiles irlandês.

''Aos sete anos, ainda chamado de Setanta, ele matou o cão selvagem de Culainn, o Ferreiro, com um bastão de hurling(uma das primeiras menções a este esporte no folclore). Culainn ficou triste com a perda, e Setanta se ofereceu para guardar a casa, o que lhe valeu o nome de Cúchulainn(''Cão de Culainn'')

Antes de ir para a batalha, Cúchulainn cresceu e alcançou um porte magnífico, assumiu diferentes cores e um de seus olhos ficou imenso. Sua maior vitória foi no ''Roubo de Gado de Cooley'', quando a rainha Maeve de Connaught mandou seus soldados atrás do cobiçado touro de Ulster. Cúchulainn descobriu o plano e derrotou-os com uma mão só. No entanto, a rainha Maeve se vingou de Cúchulainn usando feiticeiros para atraí-lo até sua morte.[...]''



Fonte:

Guia Visual, Folha de São Paulo, Irlanda

Página 26, Introdução à Irlanda, Retrato da Irlanda




*Detalhe: por causa do apelido, foi lançado um Geas sobre Cúchulainn(um Geas era um tabu, ou uma maldição: ele não poderia fazer tal coisa, ou poderia sofrer as consequências.). Então, Cúchulainn não podia comer carne de cachorro(lembra-se do apelido? Significa ''Cão de Culainn''). Os seus inimigos sempre o persuadiam a fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário