domingo, 28 de dezembro de 2014

Problemas com o Blog

Olá pessoal!

Não esperava mais de 8.000 visualizações do blog desde que foi criado, em 2010, muito obrigado a todos! Eu criei o blog apenas como um "hobby", usando para escrever sobre as coisas que amo - música e cultura irlandesa, festas medievais, temas relacionados a Irlanda, etc...
Bem, acontece que ultimamente, com faculdade e trabalho, eu não tinha muito tempo de organizar meu blog ou olhar de vez em quando, para ver se estava tudo em ordem. Então, acessei essa semana, e vi que minha imagem de plano de fundo, o cabeçalho (que era uma imagem que minha amiga tinha feito para mim), fotos, enfim, muita coisa... sumiu do meu blog. Assim, do nada, apenas aparecia um sinal onde era o lugar da foto. Aqui dois exemplos, tirei print, mas não tirei print que quando tudo estava "sumido".


Bem, peço desculpas a quem acessou o blog e não só viu isso, mas também viu todo o plano de fundo azul e esses sinais. Já arrumei boa parte, mas vou demorar um pouco para arrumar todo o blog, porque praticamente todas as fotos sumiram.
Alguns dias atrás recebi um recado do gmail avisando que tentaram invadir minha conta. Bem não sei se o que aconteceu depois está relacionado ou se esses problemas com o blog são normais... mas ok... agora apenas vou recomeçar, e arrumar tudo de novo, e deixar o blog sempre melhor do que antes!
Até mais, leitores!

Celtic Woman

Olá, meus queridos leitores!

Impossível falar de música celta/ música da Irlanda sem falar de Celtic Woman, e é muito importante falar sobre o grupo, pois esteve no Brasil este ano. Eu apenas conheci o grupo um bom tempo depois de conhecer os tradicionais The Chieftains, The Bothy Band, Planxty... pois o primeiro contato que tive com a música irlandesa foi com essas bandas, e não com Celtic Woman - ao contrário de muitas pessoas, pois a maioria acaba conhecendo música celta/irlandesa através desse grupo. Há muito tempo estava para fazer um post sobre a banda, apenas tive tempo agora. 
Então, aqui deixo algumas informações sobre o Celtic Woman (é um pouco complicado falar de todas as formações do grupo de 2004 até hoje, então deixarei um resumo de tudo):
O grupo faz apresentações desde 2004, é originário da Irlanda e as meninas cantam várias músicas tradicionais irlandesas e de alguns dos países de origem celta, e as atuais integrantes são: Máiréad Nesbitt (violinista), Máiréad Carlin, Susan McFadden, Lisa Lambe (vocalistas) e Lynn Hilary (nova vocalista, que veio no lugar de Meav, segundo o site oficial). 
Outras participantes do grupo, segundo o site oficial, são: Lisa Kelly (vocalista), que participou do grupo a partir de 2004 e saiu do grupo em 2013, foi uma das solistas do grupo Celtic Woman; Meáv Ní Mhaolchata (vocalista), participando do grupo entre 2004 e 2007 (se afastando em 2005, para cuidar da família, retornando e m2006 e se afastando novamente em 2007, para se dedicar à família e cuidar de seu projeto solo.). Ela era solista do Coral irlandês Anúna e participou de apresentações internacionais do grupo Riverdance em 1995/1996. Gravou 3 CDs/DVDs com o Celtic Woman; Chloe Agnew, fez participações também como vocalista, e é cantora solo; Alex Sharpe, vocalista, desde muito cedo fez participações em musicais, e paticipou de várias turnês de Celtic Woman, em 2008 e 2009, e a turnê que foi realizada no Brasil em 2014; Órla Fallon, também vocalista, participou da gravação de  4 CDs/DVDs com Celtic Woman, e gravou cinco álbuns solo; Hayley Westenra é uma soprano da Nova Zelândia, e participou em 2006 (gravação de álbum de Celtic Woman) e 2007 (da turnê) do grupo. Todas elas são cantoras super reconhecidas internacionalmente, e suas vozes são maravilhosas... além dos álbuns de Celtic Woman também vale a pena dar uma conferida em seus álbuns solo!

Aqui deixo a discografia do grupo:

2005 - Celtic Woman
2006 - Celtic Woman: A Christmas Celebration
2007 - Celtic Woman: A New Journey
2008 - Celtic Woman: The Greatest Journey - Essential Collection
2010 - Celtic Woman: Celtic Woman - Lullaby; Celtic Woman - Believe (Compilation); Celtic Woman - An Irish Journey; Celtic Woman - A Celtic Christmas
2011 - Celtic Woman - Believe
2012 - Celtic Woman - Home for Christmas
2014 - Celtic Woman - Emerald

E aqui deixo alguns vídeos:

O primeiro, é uma versão de Amazing Grace (uma das minhas preferidas, muito linda!)


Aqui um video da Máiréad Nesbitt tocando Butterfly, taambém uma das minhas versões preferidas no violino!


Versão de Spanish Lady, por Celtic Woman:


Em setembro desse ano, o grupo Celtic Woman veio para o brasil pela primeira vez, com a Emerald Tour (infelizmente não tive a oportunidade de ir). Aqui deixo links das entrevistas e apresentações:



Inclusive descobri um blog chamado "Celtic Woman no Brasil", que tem tudo sobre as meninas! Aqui deixo alguns links:

http://celticwoman.com/about/

https://celticwomanbr.wordpress.com/

https://www.facebook.com/pages/Celtic-Woman-Brasil/156278887741179

Bem, é isso pessoal! Até o próximo post!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Altan - Música Irlandesa Tradicional

Olá pessoal!

Vou dedicar este post a uma banda de música irlandesa tradicional que conheço há muito tempo, se chama Altan. Vou falar um pouquinho sobre a história da banda e dos integrantes:

Altan é uma banda de música tradicional irlandesa formada em 1987, é originária da região de Gweedore, Condado de Donegal, Irlanda. Segundo o site oficial da banda, a inspiração da banda é Frankie Kennedy. Ele era casado com Mairéad Ní Mhaonaigh desde 1981, e os dois fundaram a banda Altan. Ele era de Belfast, Irlanda do Norte, e tocava flauta. Em 1991 ele descobriu que tinha câncer, mas continuou tocando até 1994, ano de sua morte.

Os integrantes atuais do grupo são: 

Mairéad Ní Mhaonaigh - canta e toca fiddle. Sua primeira língua é o gaélico, então ela aprendeu várias músicas tradicionais com a família e com os vizinhos e conhecidos na região em que vivia. É uma excelente fiddler e uma das principais referências no assunto. É uma das fundadoras da associação para fiddlers em sua região, grupo criado para preservar as tradições e auxiliar os fiddlers das próximas gerações. Ela também faz um projeto solo, se apresenta em programas de televisão e rádio. Já gravou com outros músicos como Enya, The Chieftains e outros.
Ciarán Curran - é nativo de Kinawley, condado de Fermanagh, fica na Irlanda do Norte, bem perto da República da Irlanda. É uma área forte em tradição musical. Assim como Mairéad, Ciarán também tem a inspiração e tradição da música através da família. Porém, ele traz um instrumento novo para a música irlandesa: o Bouzouki. 
Ciaran Tourish - Ciaran Tourish vem de Buncrana, uma cidade do leste do Condado de Donegal, República da Irlanda. Ele começou a tocar a tin whistle desde cedo, e logo começou a tocar fiddle também, com orientações de seu professor. Ele fez sua primeira produção solo em 2005 e gravou com outros músicos.
Dáithí Sproule - é de Derry, Irlanda do Norte. Viveu por muitos anos em Minnesota. É uma das referências no violão na música irlandesa tradicional. Além de tocar violão, é cantor e compositor. Suas composições têm sido gravadas por grupos como Altan e The Bothy Band. Em 1995 ele fez seu primeiro álbum solo, e em 2008 ele fez outro álbum, dessa vez de música instrumental, onde mostrou suas composições.
Dermot Byrne - Assim como Ciaran Tourish, vem de Buncrana, Donegal. Ele foi convidado para gravar dois álbuns com a banda antes de se juntar efetivamente ao grupo em 1994. Ele aprendeu a música com seu pai. Também teve o privilégio de encontrar os mestres da música tradicional da região. Desenvolveu seu próprio estilo de tocar acordeon. Foi convidado para tocar com vários músicos tradicionais renomados. Também fez gravação solo.
Mark Kelly - nasceu em Dublin. Suas primeiras inspirações musicais vieram do Jazz e do Rock. Sua mãe era cantora de Jazz. Nos últimos anos continua estudando novos ritmos e estilos de música no violão. Seu interesse pela música tradicional irlandesa começou em 1975 quando estava em Connemara e encontrou um amigo que despertou seu interesse para este estilo de música.

Aqui uma lista dos álbuns do grupo:

  • Ceol Aduaidh (Music of the North) (1983)
  • Altan (1987)
  • Horse with a Heart (1989)
  • The Red Crow (1990)
  • Harvest Storm (1991)
  • Island Angel (1993)
  • Once Again 1987- 93 (1993)
  • The First Ten Years (1986-1995) (1995)
  • Blackwater (1996)
  • Best Of Altan (1997)
  • Runaway Sunday (1997)
  • Altan's Finest (1999)
  • Another Sky (2000)
  • The Blue Idol (2002)
  • Local Ground (2005)
  • 25th Anniversary Celebration (2010) 
  • Gleann Nimhe - The Poison Glen (2012)

*Todas essas informações eu consegui do site oficial da banda, é interessante conferir: http://altan.ie/

Compartilho aqui algumas músicas:





Bem, é isso pessoal! Até a próxima!


Eire


Olá!


Vou deixar aqui um resuminho sobre a Irlanda, com minhas palavras. Eu fiz esse resumo em 2010, para uma apresentação rápida em um curso de teatro que eu fiz na época. Achei perdido entre meus papéis e resolvi compartilhar. Como a apresentação era de 5 minutos, não pude entrar em detalhes e tive que falar apenas as principais características, rsrs. Escrevi as que achei mais importantes :P

*É um país que fica no noroeste da Europa. Em irlandês Eire, em inglês Ireland. Se chama República da Irlanda, sua capital é Dublin.
*Existe também a Irlanda do Norte, que atualmente faz parte do Reino Unido. Enquanto a maioria da população da República da Irlanda é católica, a população da Irlanda do Norte é protestante.
*Algumas fontes dizem que esse território tem sido habitado há mais ou menos 9.000 anos.
*A Irlanda foi ocupada pelos antigos povos celtas, depois pelos vikings, em seguida normandos e por último os britânicos. O país declarou independência em 1922.
*É um país famoso pela mitologia, a mitologia celta: é a parte chamada ''mitologia Gaélica'', que se refere aos gaélicos, antigo povo que habitou o território.
*É uma ilha, e seu apelido é Ilha Esmeralda, devido à predominância de vegetação verde em todo o território.
*É um país muito frio. Mas no verão aparecem suas colinas e campos verdes. É predominante a criação de ovelhas.
*Possui muitos lagos e rios.
*Lá existem muitos castelos e ruínas de castelos, que restaram da época medieval.
*O trevo da sorte, típico de lá, é chamado de Shamrock.
*A Irlanda é bem conhecida pelo Livro de Kells, um manuscrito todo ilustrado, feito por monges célticos até o ano de 800.
*É desse país que vem escritores como James Joyce, Jonathan Swift, Oscar Wilde, entre outros...
*Muito famosa pela festa de São Patrício, o St. Patrick's Day. Lá na Irlanda acontecem desfiles e comemorações. Aqui no Brasil alguns pubs costumam comemorar a festa de St. Patrick's Day, as pessoas se divertem com música e muita cerveja.
*A Irlanda é conhecida pela cerveja Guinness (eu particularmente considero uma das melhores cervejas que eu já bebi)
*Na música tradicional temos The Chieftains, Lúnasa, Altan, The Bothy Band, Planxty, (Enya também, mas ela tem um som new-age)... e também os músicos que tocam espontaneamente. Os instrumentos usados são o violino(''Irish Fiddle''), a harpa, a gaita de foles, violão, a flauta(''Tin Whistle), o bodhram (tambor irlandês feito de peles de animais), entre outros instrumentos musicais.
*O sapateado irlandês é incrível! Um dos melhores exemplos disso é o grupo Rivedance.
*Nas lendas, temos o famoso ''Leprechaun'', que é um duende verde, rico e sábio, que (diz a lenda) quando preso doa seu ouro para ser libertado.
*As cores da bandeira do país são verde, branco e laranja.

Alguns sites interessantes para pesquisa:




Aqui algumas imagens. A primeira imagem é da ilha da Irlanda por inteiro.

Ireland (MODIS).jpg
"Ireland (MODIS)" by Jeff Schmaltz - NASA Earth Observatory. Licensed under Public domain via Wikimedia Commons.




A seguir, uma imagem do livro de Kells - é uma página do livro.

KellsFol032vChristEnthroned.jpg
"KellsFol032vChristEnthroned" by Abbey of Kells - Scanned from Treasures of Irish Art, 1500 B.C. to 1500 a.D. : From the Collections of the National Museum of Ireland, Royal Irish Academy, & Trinity College, Dublin, Metropolitan Museum of Art & Alfred A. Knopf, New York, 1977, ISBN 0394428072. Licensed under Public domain via Wikimedia Commons.

Bem, é isso! Conforme eu encontrar mais curiosidades e informações sobre a Irlanda eu vou postando, e conforme minha disponibilidade de tempo também vou procurar mais coisas interessantes sobre o país para compartilhar.

Até a próxima, leitor!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Noites Bárbaras V

Olá pessoal!

Cá estou eu novamente, para contar sobre mais um evento medieval. Os eventos medievais estão se multiplicando e se espalhando pelo país, e o número de pessoas que curtem os eventos também cresce, além de crescer o interesse pelas culturas medieval, viking, celta, entre outras culturas antigas e o gosto por estes estilos musicais.

Nos dias 16 e 17 de agosto aconteceu o evento Noites Bárbaras V, e foi a primeira vez que eu (como fotógrafa) e os músicos de Curitiba comparecemos à festa, que aconteceu em um Haras na Serra da Cantareira, São Paulo.

A organização da festa foi feita por Fabiano Losker Boriça e pelo grupo Inspiração Etílica.







Entre as atrações musicais, o evento contou com os Gaiteiros de Curitiba (grupo que veio pela primeira vez nesse evento, e que animou bastante o público e os fãs); Raine Holtz (é de Curitiba também), do projeto Through Waves, que também veio pela primeira vez ao evento, e que encantou os fãs com a viela de roda e sua voz maravilhosa; o grupo Ikaa, de música Mediterrânea experimental fez uma apresentação excelente, e o grupo de danças Nomadic Tribal dançou ao ritmo de suas músicas, o que deixou o show mais perfeito ainda, pois a música e a dança combinaram muito! E para fechar o evento com chave de ouro, a banda Taberna Folk animou o público com música medieval!

Além das atrações musicais, a festa teve o banquete em estilo medieval e estandes de artesanato organizados como se fossem uma feira medieval. A maior parte das pessoas veio à caráter, vestidas como se estivessem na época. Houveram batalhas entre os membros do grupo de recriacionismo viking Filhos de Rígr, e outro grupo de recriacionismo, o Clã Einherjar, estava presente com um estande de artesanato, divulgando seus trabalhos e estava vendendo o Hidromel Einherjar.

A festa também contou com uma taverna, onde as bebidas eram vendidas. Um dos momentos épicos da festa aconteceu bem na taverna, onde um grupo de músicos que veio do Rio de Janeiro começou a tocar músicas tradicionais irlandesas, e o pessoal dançou e cantou junto! O pessoal ficou mais animado ainda quando os Gaiteiros de Curitiba se juntaram ao grupo! Foi incrível!

Aqui deixo as fotos do evento, tiradas por mim:


(Grupo de recriacionismo viking Filhos de Rígr)




(O Local do Evento)



(Nada melhor que ficar perto de uma fogueira aconchegante no frio)



(Taberna Folk - a apresentação foi um sucesso, como sempre!)




(Feira Medieval)



(Grupo Ikaa, de música Mediterrânea experimental )





(Gaiteiros de Curitiba)





(Grupo Nomadic Tribal, dançando ao som do Grupo Ikaa. Foi sensacional!)



(Raine Holtz, arrasou no palco com a viela de roda!)






(Forja)




(Músicos tocando Irish Traditional Music na taverna)



(Clã Einherjar)

Concluindo... apesar da chuva a festa foi excelente! E que venha o próximo Noites Bárbaras!



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mead Fest IV

 Olá pessoal!

 Nos dias 09 e 10 de agosto aconteceu o Mead Fest IV, na Chácara Refúgio do Vale, em Almirante Tamandaré. 

 A festa é dedicada ao Hidromel, bebida dos bárbaros, feita de uma mistura de mel e água, fermentada. Os antigos vikings, celtas, saxões e também outros povos consumiam a bebida.

 O evento fica mais popular e tem mais público a cada ano, e é sempre um sucesso! A diversão é garantida para todos que vão a festa.



(Divulgação do evento)



Tiago Kaviski (organizador do evento, junto com a Larissa, que não está nessa foto), Guilherme Nascimento e Igor Domanski. 

Mando um agradecimento também a todas as pessoas que colaboraram para o evento e ajudaram a organizar, foi muito bom, parabéns!


 Música

 Todo ano a festa conta com excelentes bandas. As bandas participantes desse ano foram: Beoir - Músicas para Beber e Dançar, Through Waves, Artilharia Pirata e Gaiteiros de Curitiba. Aqui deixo algumas fotos:


(Beoir - Músicas para Beber e Dançar. Participação de Raoni Paes na Tin Whistle. Foto por: Ana Both.)



 (Beoir - Músicas para Beber e Dançar. Foto por: Ana Both.)


(Raine Holtz, do projeto Through Waves. Foto por: Lívia F. R. Barros.)



(Banda Artilharia Pirata. Foto por Lívia F.R. Barros)



(Gaiteiros de Curitiba. Foto por: Ana Both)



(Pessoal animado dançando ao som dos Gaiteiros de Curitiba!)


(Um vídeo do pessoal dançando ao som dos gaiteiros!)


 A festa contou com o banquete no estilo medieval, stands de artesanato, arco e flecha (Yellow Ball arco e flecha), muita cerveja e hidromel, claro! 
 Além disso, o público veio a caráter. Quem compareceu a festa encontrou muitos vikings, pessoas vestidas em estilo medieval, guerreiras, guerreiros, princesas, bardos... até um padre!

O Local




(Chácara Refúgio do Vale)


 Hidromel e Licores


(Licor Poções do Goblin)



(Hidromel Velho Oeste)



(Hidromel Valkiria)




 Banquete Medieval



(Foto por Luciano Luke Maciel)



(Foto por Luciano Luke Maciel)

Fogueira

 (Foto por: Ana Both)


Arco e Flecha


(Yellow Ball Arco e Flecha)



(Arco e Flecha. Fotos por: Lívia F. R. Barros)



Guerreiros! o/

(Foto por Lívia F. R. Barros)


A Festa


 (Essas moedinhas eram usadas para comprar as bebidas, artesanatos, etc. Era só trocar o dinheiro pelas moedas e usar, bem simples! Foto por: Luciano Luke Maciel.)


       (Cabana Polonesa do Séc. XIX. Chácara Refugio do Vale)



(Artesanato)




(Público curtindo a festa!)

 O Mead Fest foi excelente, todos que foram gostaram demais, e que venha o próximo! 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jantar Medieval VI

Olá pessoal!

Depois de muito tempo, estou publicando aqui no blog novamente.

Nos dias 24 e 25 de maio de 2014, aconteceu o já tradicional Jantar Medieval em Cosmópolis, SP. Já é o quarto jantar medieval que participo. A cada ano, o público cresce, e o jantar fica cada vez melhor. Aqui posto uma foto da primeira excursão que eu fui (com o pessoal de Curitiba) para o Jantar Medieval III, em 2011:




E aqui uma foto da excursão de Curitiba que foi para o Jantar Medieval VI desse ano:


As Bandas:

O evento teve a participação da Banda Taberna Folk - organizadora da festa, dos Gaiteiros de Curitiba, da banda Alla Rustica (de Curitiba também), a participação do projeto Through Waves, de Raine Holtz. A festa contou também com a apresentação do grupo de danças Draumur e do grupo de danças Nomadic Tribal. 

(Banda Taberna Folk. Foto por: Raoni Paes. Página da banda: https://www.facebook.com/TabernaFolk)

E aqui um vídeo da banda Taberna Folk, com a participação de André Meister, cantando a música "The Bard's Song", da banda alemã Blind Guardian. Vídeo por: Karen Salgarelli. 


(Grupo Nomadic Tribal. Foto por: Cláudio Higa. Fonte: https://www.facebook.com/NomadicTribal)

(Grupo de danças - medieval e renascentista - Draumur. Foto por: Ana Both. Grupo: https://www.facebook.com/grupodraumur)

(Raine Holtz - Projeto Through Waves. Foto por: Ana Both. Página: https://www.facebook.com/ThroughWavesOfficial)

(Banda Alla Rustica - Música Antiga, de Curitiba. Foto por: Ana Both. Página da banda: https://www.facebook.com/allarustica)

(Gaiteiros de Curitiba. Foto por: Ana Both. 

O Evento:

O público se divertiu muito, pulou e dançou ao som medieval e a festa foi animada do começo ao fim, com direito a fogueira, arco e flecha com Uybassy Arquearia e também barraquinhas onde eram vendidos muitos produtos, como se fosse numa feira medieval. O clã Hednir, sempre presente no evento, trouxe as lutas vikings e também gincanas vikings para o pessoal. Além disso tinha Hidromel Valkiria (hidromel de Curitiba!) e um banquete em "estilo medieval". Aconteceram competições de cerveja individuais e em grupo. 













O evento foi excelente e vale muito a pena ir, por isso, a cada ano, cada vez mais pessoas se reúnem para curtir a festa! E que venha o próximo Jantar Medieval!

That's all, folks!