domingo, 26 de dezembro de 2010

Tin Whistle


(Tin whistles: fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Tin_Whistles.jpg)

Hoje resolvi escrever um pouquinho sobre este instrumento maravilhoso,que é a ''tin whistle'', a flauta celta.
Ela teve origem na Irlanda, e se assemelha à flauta doce, com pequenas diferenças. Possui apenas 6 furos. Dizem que é um instrumento de resposta fácil e rápida para os aprendizes. Mas eu acredito que em termos de aprendizagem isso depende muito da pessoa. Claro que é uns dos instrumentos mais fáceis, mas... eu, por exemplo, aprendo whistle já há uns três meses, e tenho lá minhas dificuldades. Mas quando realmente se pega o jeito, com certeza o som sai lindo!
A flauta possui duas intensidades, duas oitavas, controladas pela força do sopro.
Existem vários modelos de whistle, podem ser de madeira, cobre, latão ou estanho, tendo uma boquilha de metal. Além disso, existem whistles em várias afinações.
Aqui vão marcas populares de whistle: Clare, Feadóg, Susato, Dixon, Waltons, Generation, Clarke.
Meu professor de whistle me emprestou uma Waltons, é boa também. É em ré(D), porque na música celta se usa mais em ré. Quando eu comprei a minha whistle, que é em dó(C), eu não sabia disso, daí tive que emprestar. Então, se for comprar whistle, compre em RÉ(D).

Músicas:
Se for no comecinho, é bom pegar músicas lentas, como ''Si Bheag, Si Mhor'', ''Planxty Irwin'', ''The Star of The County Down''... e outras(têm tantas!).
Vou deixar a partitura de ''Si Bheag, Si Mhor'' aqui. Para você ter uma idéia, acho que já ensaiei umas cinqüenta vezes a música nessa semana, haha.



2 comentários:

  1. Muito bom esse post!
    Existem também whistles em Mi, Fa, Sib e etc....basicamente, existe uma whistle pra cada tonalidade existente, hehe.
    Valeu, Anny!

    ResponderExcluir
  2. ola sou o sergio .. a promeira vez k ouvi o som dessa flauta nao kis mais nada.. ate k agora ja tenho 1 .. em ré.. aproveita pa perguntar se alguem tem a musica k se encontra neste video http://www.youtube.com/watch?v=hD_WgnOAIX4&feature=related??? se sim fiku muito afradecido

    ResponderExcluir