quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Irish Drinking Songs


Se há um estilo de música que eu gosto muito, é o estilo das Irish Drinking Songs.
Essas são músicas de bebedeira, cantadas por várias bandas tradicionais. São composições que sempre contam alguma história engraçada ou interessante.
Assim, uma música que eu acho muito engraçada é a do pedreiro Tin Finnegan - ''Finnegans Wake''(ah, a propósito, existe um livro do James Joyce chamado Finnegans Wake - muito difícil de compreender, porque ele fala com linguagem onírica. À primeira vista, o livro parece super absurdo).
O bêbado Tin Finnegan cai da escada e morre(quebrou o crânio). No dia do seu enterro a galera estava muito doida e alguém jogou Whiskey nele... aí ele ressuscitou! HAHA!

Outra que eu gosto muito é a ''The Wild Rover'', que é a história de um cara que gastava todo o dinheiro dele com úisque e cerveja... hehehe
Drunken Sailor - ''O que nós vamos fazer com um marinheiro bêbado, no início da manhã?''


;D

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Música Celta no Parque!

Neste último domingo 26/12, chamei os meus amigos "celtas" (o Raoni e o Erick) e mais uma amiga minha(a Gisa), para passar uma tarde no parque tocando música celta/irlandesa.



Foi muito divertido. Começaram com ''The Wild Rover''(Raoni no whistle e Erick no violão). Depois, ''The star of The County Down''... improvisaram também a ''Carbalesa do Caurel'', que é uma música bem simples, da Galícia. E outras tradicionais também, das quais agora não recordo o nome.
Depois o Raoni tocou a gaita de fole (tocou ''Scotland The Brave'' - muito linda essa música)
Enfim... o resultado foi ótimo, temos músicos muito bons por aqui.
^-^

domingo, 26 de dezembro de 2010

Tin Whistle


(Tin whistles: fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Tin_Whistles.jpg)

Hoje resolvi escrever um pouquinho sobre este instrumento maravilhoso,que é a ''tin whistle'', a flauta celta.
Ela teve origem na Irlanda, e se assemelha à flauta doce, com pequenas diferenças. Possui apenas 6 furos. Dizem que é um instrumento de resposta fácil e rápida para os aprendizes. Mas eu acredito que em termos de aprendizagem isso depende muito da pessoa. Claro que é uns dos instrumentos mais fáceis, mas... eu, por exemplo, aprendo whistle já há uns três meses, e tenho lá minhas dificuldades. Mas quando realmente se pega o jeito, com certeza o som sai lindo!
A flauta possui duas intensidades, duas oitavas, controladas pela força do sopro.
Existem vários modelos de whistle, podem ser de madeira, cobre, latão ou estanho, tendo uma boquilha de metal. Além disso, existem whistles em várias afinações.
Aqui vão marcas populares de whistle: Clare, Feadóg, Susato, Dixon, Waltons, Generation, Clarke.
Meu professor de whistle me emprestou uma Waltons, é boa também. É em ré(D), porque na música celta se usa mais em ré. Quando eu comprei a minha whistle, que é em dó(C), eu não sabia disso, daí tive que emprestar. Então, se for comprar whistle, compre em RÉ(D).

Músicas:
Se for no comecinho, é bom pegar músicas lentas, como ''Si Bheag, Si Mhor'', ''Planxty Irwin'', ''The Star of The County Down''... e outras(têm tantas!).
Vou deixar a partitura de ''Si Bheag, Si Mhor'' aqui. Para você ter uma idéia, acho que já ensaiei umas cinqüenta vezes a música nessa semana, haha.



sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Yule



Yule é uma festa pagã, que se inicia nos fins de dezembro e vai até começo de janeiro. É comemorado no Solstício de Inverno. Era tradição nos povos do Norte da Europa, inclusive em algumas tribos celtas.


Os costumes cristãos de enfeitar a árvore, queimar a acha de Natal, e outros, datam da era pré-cristã.
O Natal é a versão cristianizada da antiga festa pagã.

Interessante, não?
...
;D

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Turlough O'Carolan


Turlough O'Carolan(1670-1738) foi um harpista irlandês. É muito importante para a história da música da Irlanda, pois é dele que vêm várias composições tradicionais famosas, como ''Si Bheag, Si Mhor'' e ''Planxty Irwin'', e muitas outras(a lista é grande).
Ele era cego e viajava pelo seu país, compondo músicas para pessoas específicas(podiam ser seus patronos abastados).

Aqui, compartilho um vídeo da música ''Si Bheag, Si Mhor''